Resenha: Sobre a escrita – Stephen King

Sobre-a-escrita-capa-FINAL

Desde que vi o vídeo da Tati Feltrin que ansiava ler este livro. Não entendo como demoraram tanto a traduzi-lo (o original foi publicado em 2000 e a edição brasileira só foi publicada este ano), já que tratamos de um livro de um gênio da ficção falando sobre como escrever ficção. Mas vocês podem me perguntar o que eu fui procurar neste livro, já que não sou escritora, nem aspirante a tal e eu respondo: fui tentar compreender o processo criativo de um escritor que admiro (e, de quebra, acabei aprendendo algumas coisinhas).

O que me levava a acreditar que eu tinha algo a dizer? A resposta fácil  é que alguém que vendeu tantos livros de ficção, como eu, deve ter algo de interessante a dizer sobre a escrita, mas a resposta fácil nem sempre é a verdadeira. O Coronel Sanders vendeu toneladas de frango frito, mas não creio que todo mundo queira saber como ele fez isso.

Como vocês sabem, não sou nenhuma especialista em literatura (essa, ainda, não é minha formação), mas com o conhecimento que adquiri ao longo desses anos de leitora voraz que tenho de bagagem, acho que estou apta a dizer o quanto este livro é valioso. Conhecer por dentro o sistema de escrita de alguém que escreveu mais de sessenta livros, sendo grande parte deles sucessos mundiais com excelentes adaptações cinematográficas, é um privilégio.

Tudo o que eu peço é que você faça o melhor que puder, e não esqueça que usar advérbios é humano, mas escrever “disse ele” ou “disse ela” é divino.

Cheio de dicas práticas, o livro é algo como um guia do que funciona para o autor, mas também é em parte uma mini autobiografia. Aqui, King conta um pouco da história de como se tornou autor e como começou a fazer sucesso (não vou contar os detalhes, mas garanto que não foi nada fácil).

J. K. Rowling é a campeã no que diz respeito ao pano de fundo. Faça um favor a si mesmo e leia a série Harry Potter, percebendo sempre como cada livro retoma sem esforço o que aconteceu antes.

Se você deseja um dia ser autor, mesmo que não se identifique com o gênero de King, este livro é pra você. Se você é fã do autor (como eu) e tem curiosidade sobre a vida dele, este livro é pra você. Se você tem curiosidade sobre o processo de escrita de autores famosos, este livro também é pra você. São muitos os motivos para ler este livro e nenhum para não fazê-lo. Então, você está esperando o que pra começar?

LIVRORES5ESTRELAS

Siga acompanhando o Olhando por aí:  Fanpage ❤ Youtube ❤ BlogLovin’ ❤ Instagram ❤ Twitter ❤Skoob ❤ Goodreads

ASSINATURARAIO

Um comentário em “Resenha: Sobre a escrita – Stephen King

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s