Resenha: Como a música ficou grátis – Stephen Witt

Como a música ficou grátis - CAPA simulação.indd

Em Como a música ficou grátis, conhecemos os sujeitos principais da queda dos CDs e do boom do MP3 e da pirataria online. Através dos olhos do jornalista e maníaco por downloads de música pirata, Stephen Witt, vamos descobrir como o download passou a ser o padrão na hora de ouvir música (cenário esse que está mudando, com serviços como o Spotify e o Rdio, entre outros).

Motivado por sua curiosidade jornalística, Stephen resolve procurar saber quem faz os uploads das músicas para a internet e têm uma surpresa ao descobrir que, ao contrário do que ele pensava, as músicas não eram carregadas para a internet por pessoas aleatórias espalhadas ao redor do mundo, mas por uma organização iniciada no  saudoso IRC, a RNS. Por trás dos uploads da RNS nós vamos conhecer Dell Glover, o chamado paciente zero da pirataria. Dell trabalhava em uma fábrica da Universal e vazava todos os grandes lançamentos para a internet antes das datas oficiais de lançamento nas lojas, causando prejuízos absurdos.

A criação da MTV em 1981 marcou o fim do rock cujo objetivo era produzir bons álbuns e o ressurgimento do pop voltado a singles de sucesso.

Mas para que Dell pudesse atuar, foi necessário que o .mp3 surgisse. Antes do MP3, um álbum tinha cerca de 700 Mb de dados, muita coisa para uma época em que a internet disponível era extremamente lenta, se comparada a dos dias atuais. Por trás do MP3 temos outro personagem dessa história, Karlheinz Brandenburg, um alemão pesquisador do Instituto Fraunhofer. Brandenburg, junto com sua equipe cria o algoritmo do MP3 e todo um sistema para que ele desse certo, apesar das rejeições do MPEG (órgão que determina os padrões a serem utilizados em áudio e vídeo), um conversor (que converte CDs em MP3), um player de MP3 para computador e, depois, até um mp3 player portátil.

“Você matou a indústria fonográfica!”

Ao mesmo tempo, vamos acompanhar Doug Morris, um grande executivo da indústria fonográfica, especialista em produzir sucessos e que vê seu império caindo aos pés da pirataria online. Por trás dessas três tramas, acompanhamos o desenvolvimento pessoal e profissional desses três personagens e o crescimento da internet.

O livro é extremamente informativo e interessante, não consegui parar de ler até chegar ao fim e entender como tudo ia terminar. Para quem, como eu, acompanhou o boom da internet nos anos 90, ainda tem o bônus de rever esse momento tão marcante e que, certamente, modificou a história da humanidade em muitos sentidos!

Ficou curioso? Aqui tem uma entrevista que a Editora Intrínseca fez com o autor, está bem legal e tem até fotos dos personagens desse livro.

LIVRORES4ESTRELAS

Siga acompanhando o Olhando por aí:  Fanpage ❤ Youtube ❤ BlogLovin’ ❤ Instagram ❤ Twitter ❤Skoob ❤ Goodreads

ASSINATURARAIO

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s