Resenha: As Crônicas de Gelo e Fogo #1- A Guerra dos Tronos – George R. R. Martin

capa-guerra-dos-tronos

Eventualmente surge um mega sucesso mundial no mundo literário. Um sucesso que se espalha rapidamente e que, ainda mais rapidamente cria fãs por onde passe. Foi assim com Harry Potter, foi assim com os livros de John Green (começando com A Culpa é das Estrelas) e foi assim com a saga de As Crônicas de Gelo e Fogo. Um sucesso gigantesco que só fez crescer ainda mais com a criação do seriado da HBO – Game of Thrones – baseado no universo dos livros.

A série narra a história da disputa pelo Trono de Ferro – que comanda os sete reinos de Westeros. A história começa no reino mais ao norte, Winterfell, onde seu lorde, Eddard Stark sai com os filhos homens mais velhos para cumprir a sentença de um fugitivo. Muito nobre e sempre honesto, Eddard sempre cumpre ele mesmo cada uma das sentenças de morte que, como lorde, acaba sendo obrigado a proferir. Ao retornar a seu castelo, lorde Eddard encontra a notícia da morte de um amigo e a informação de que o rei e seu séquito se encaminham para suas terras.

A partir daqui, qualquer detalhe que eu dê pode vir a ser um spoiler, então vou me ater a falar sobre a trama de um modo mais amplo. O primeiro livro da série nos introduz a este mundo que parece ser uma versão fantástica da nossa idade média. Westeros e Essos (os dois continentes mencionados no livro) não estão situados no mesmo universo que o nosso, mas – a título de curiosidade apenas – Westeros tem diversas semelhança com a Europa, enquanto Essos se parece em vários aspectos com a África.

Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo.

Traições, morte, a constante dificuldade de manter um reino em paz e unido e os eternos conflitos entre os personagens (que parecem nunca terminar), são os principais ingredientes dessa série que conquistou o mundo inteiro e que nos prende a cada capítulo, nos tomando noites e mais noites de sono.

Havia momentos – não muitos, mas alguns – em que Jon Snow ficava feliz por ser um bastardo. Enquanto enchia mais uma vez sua taça com o vinho de um jarro que ia passando, deu-se conta de que aquele poderia ser um desses momentos.
Voltou a se instalar em seu lugar ao banco, entre os escudeiros mais novos, e bebeu. O sabor doce e frutado do vinho estival encheu-lhe a boca e trouxe-lhe um sorriso aos lábios.
O ar no Grande Salão de Winterfell estava repleto de fumaça e pesado com os cheiros de carne assada e pão recém-assado. As grandes paredes de pedra do salão estavam adornadas com os estandartes. Branco, dourado, carmesin: o lobo gigante de Stark, o veado coroado de Baratheon, o leão de Lannister. Um cantor tocava harpa e recitava uma balada, mas nesta ponta do salão quase não se conseguia ouvir sua voz acima do rugir do fogo, do clangor de pratos e taças de peltre, e do burburinho grave de uma centena de conversas ébrias.

A história prossegue com Eddard e parte de sua família e de seus criados viajando com o rei e a corte para a capital, Porto Real. No intuito de ajudar o rei, seu amigo de uma guerra anterior e a quem Ned ajudou a sentar no trono, ele deixa para trás suas terras sob o comando de seu filho mais velho, Robb.

Uma das coisas mais confusas no começo da série é a profusão de nomes, sobrenomes e apelidos, mas mantenha-se forte: as primeiras cem páginas vão te enlouquecer de tanta informação, mas eu garanto que valerá a pena.

George R. R. Martin ficou famoso por matar seus personagens (mesmo aquele seu favorito que você tem CERTEZA que NUNCA vai morrer), então prepare-se para sofrer com as mortes que acontecerão ao longo de todo o livro (e acredito que de toda a série, pelo que dizem por aí). Mas, acima de tudo, prepare-se para se envolver com essa história incrível!

LIVRORES5ESTRELAS

Siga acompanhando o Olhando por aí:  Fanpage ❤ Youtube ❤ BlogLovin’ ❤ Instagram ❤ Twitter ❤Skoob ❤ Goodreads

ASSINATURARAIO

Um comentário em “Resenha: As Crônicas de Gelo e Fogo #1- A Guerra dos Tronos – George R. R. Martin

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s