Quarto de Bebê Montessori

Quarto-4-600x900

Maria de Montessori foi uma médica italiana, a primeira mulher a se formar em medicina no país. Sendo mulher, foi logo atribuída a ela a função de cuidar da saúde de crianças que, na época, consideravam deficientes (desde estrábicos, gagos, canhotos até crianças com deficiências reais). Estudando o desenvolvimento dessas crianças, Montessori criou uma forma muito própria de cuidar e educar. Em pouco tempo passou de médica a educadora.

Diversas escolas ao redor do mundo (inclusive aqui no Brasil) utilizam até hoje seu sistema e formam grandes nomes como Larry Page e Sergey Brin (cofundadores do Google), Mark Zuckerberg (cofundador do Facebook), Bill Gates (fundador da Microsoft), Gabriel Garcia Marquez (vencedor do prêmio Nobel de Literatura e escritor), além do Príncipe William e Príncipe Harry, da família real da Inglaterra, entre tantos outros.

O que faz o sistema de Montessori ser tão eficiente e o que me levou a querer aplicar ele com meu filho (ou meus filhos, se eu vier a ter mais algum)? Montessori extrai o melhor de cada um ao dar liberdade orientada às crianças. As escolas Montessorianas possuem atividades que visam possibilitar às crianças que elas possam aprender mais sobre o que mais as interessa.

E como aplicar isso em casa? Ao longo do crescimento do Antônio, vamos passar juntos por esses aprendizados e vou mostrar a vocês atividades que podem ser feitas com as crianças para incentivá-las (quem tiver curiosidade, listei alguns links nesse post com mais informações).

c10d23ca43a0f1e50149306ac2584411

Como o título deve ter indicado, nesse post vamos falar sobre o quarto Montessori. O quarto Montessori tradicional possui alguns elementos:

  • Caminha no chão: a ideia é que o bebê tenha liberdade para se mover pelo quarto sem precisar de auxílio. Existem camas baixas (como a da foto acima), mas mesmo um colchão de berço com um estrado baixo sob ele, resolve a questão;
  • Espelho: deve ficar na altura do bebê, bem preso na parede, para que ele possa se conhecer. Deve ser de material flexível (preferencialmente acrílico) para maior segurança do bebê;
  • Barra: como aquelas de balé, também afixada na parede, serve para estimular que o bebê a alcance para ficar de pé;
  • Cantinho da leitura: pode ser mesinha e cadeira de tamanho infantil ou mesmo um tapete no chão com uma cestinha de livros, tudo depende do seu espaço e da idade do seu bebê;
  • Quadros e objetos decorativos devem ser colocados em uma altura que possa ser apreciado pelo bebê;
  • Estante baixa: para guardar os brinquedos do bebê de forma organizada.

Como o principal objetivo de um quarto montessoriano é dar liberdade ao seu bebê, ele deve ser seguro. Antes de colocar um móvel ou objeto no quarto do bebê, você deve se certificar de que ele não oferece riscos, para o caso do bebê se encontrar sozinho com ele. Uma dúvida que sempre surge é quando é o momento para um quarto montessoriano. O ideal é que o bebê migre para este quarto a partir do quinto mês de vida, não antes. Quem opta por um quarto nesse estilo, em geral usa um moisés nos primeiros quatro meses, para manter o bebê por perto durante a noite.

moises-com-rodas-branco---detalhes

Este é um exemplo de moisés que pode ser utilizado nos primeiros meses (link de compra). Existem diversos modelos disponíveis na internet.

???????????????????????????????????????????????????????????????

Enquanto seu bebê ainda estiver se adaptando ao quarto, aprendendo a sair sozinho da caminha, uma ideia para ajudá-lo a manter-se seguro nesse processo é usar um meio termo entre a caminha e o chão. Na foto acima, a mãe utilizou uma centopeia, mas poderia ter usado um cobertor enrolado ou almofadas, o que você tiver a mão e que cumpra a função.

quarto-3

6a0147e1d4f40f970b016305c13c28970d

montessori-nursery

A estante de brinquedos deve ser baixa e conter poucos brinquedos por vez. Pode-se utilizar uma estante de um nicho deitada.

stec37199_br

Essa da Tok&Stok é uma opção, diversas outras podem ser encontradas nessa e em outras lojas.

chapa-espelho-acrilico-100x50cm-2mm-5833-MLB5003139781_092013-O

Espelhos de acrílico são sempre os mais indicados por serem mais resistentes a impacto e por não formarem cacos, ao quebrar. Encontrei esses aqui.

303dd6a7a0c99b889e8aed5a157bb251

DSC_0042

dsc_0641

montessori4

quarto-montessoriano-11a

Montessori era uma defensora de brinquedos feitos de materiais naturais (madeiras, metais), mas isso não impede você de dar brinquedos plásticos. O importante é que hajam diferentes opções de textura disponíveis para o seu bebê explorar. Alguns objetos que não são brinquedos, podem se tornar. Basta usar a imaginação e, claro, sempre verificar se o objeto é seguro para ser colocado na boca pelo seu bebê.

Capture

No AliExpress eu encontrei esse brinquedo que é bem interessante e lá está com um custo bem bom. Na realidade, lá você encontra diversos brinquedos Montessori e brinquedos de madeira por bons preços (duro mesmo é ter que aguardar a entrega).

montessori06

montessori-bedroom-for-toddlers-floor-bed-and-cushions

Quarto-1-600x899

quarto-6-1024x682

quarto-montessori-janeiro-2013-imagem_01

quarto-montessori-janeiro-2013-imagem_03

quarto-montessori-janeiro-2013-imagem_12

quarto_montessoriano_ex11

O cantinho de leitura pode ser feito como na foto acima, com prateleiras, ou com uma cesta. O ideal é não deixar muitos livros de cada vez disponíveis. Assim como acontece com os brinquedos, os bebês enjoam rápido do que veem. Um esquema de rodízio de livros e brinquedos é a melhor forma de manter seu bebê interessado.

Pelas fotos, vocês podem ver que os quartos podem ser completamente diferentes. Eu prefiro os mais simples, com menos informação (tanto de cor, quanto de móveis e objetos), acredito que isso traz mais calma para o bebê e o ajuda a dormir mais tranquilo. O que você vai colocar no quarto do seu filho depende de quantos meses ele tem, se ele já anda ou não e tantos outros fatores que você deve considerar antes de escolher os móveis e objetos.

Pra concluir (esse post ficou enoooooorme), como ainda vou demorar um tempo para montar o quarto do Antônio – vou ficar um tempo ainda na casa da minha mãe – vou colocar aqui um vídeo da Flavia Calina mostrando o quarto da Victoria, a filha dela, um ótimo exemplo de quarto montessori. Quando o quarto do Antônio estiver pronto, faço um tour por lá para vocês verem como ficou. 😉

Quem quiser acompanhar o Olhando por aí é só seguir:  Fanpage ❤ Youtube ❤ BlogLovin’ ❤ Instagram ❤ Twitter ❤Skoob ❤ Goodreads

tayna

6 comentários em “Quarto de Bebê Montessori

  1. Tayná, bem legal o post. Eu não conhecia seu blog. Vim parar aqui pesquisando sobre quartos montessorianos. Vou montar o do Tomé, em breve, nesse estilo.

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s