Descobrindo a maternidade

wpid168-maternity3

Foto: Fonte

A maternidade é uma dádiva, uma benção que nem todos recebem. Recebê-la é, portanto, uma responsabilidade e tanto. Estou chegando ao fim da minha gestação (31 semanas nessa quarta – em geral os partos ocorrem entre 37 e 42 semanas) e minha principal preocupação, hoje, é como posso cuidar e educar da melhor forma possível meu filho? Como ajudar no processo de construção da autonomia e da consciência dele?

Tudo isso me preocupa muito, mesmo tendo uma formação que, ao menos na teoria, me ajudaria a entender como as crianças aprendem, como se desenvolvem, como absorvem o mundo ao seu redor. E me preocupa porque essa formação me fez perceber que não existe fórmula, não existe mágica. Cada pessoa encontra seu caminho, mas nem todos são bons.

Tudo isso me fez querer entender melhor as opções existentes com relação à maternidade de um modo geral: do parto à educação. Quando eu perguntei se poderíamos fazer desse espaço um cantinho para falar um pouco sobre isso neste post, a intenção era dividir com vocês essas minhas descobertas, que nada mais são do que tentativas de fazer o meu melhor. Aqui vamos conversar um pouco sobre o modelo montessoriano, sobre maternagem ativa e sobre pedagogia (como não poderia deixar de ser).

Esse é só um primeiro post, mas queria deixar aqui alguns links legais pra quem, como eu, está em busca de informações e de ver experiências de outras mães:

Canal da Flavia Calina: a Flavia escolheu para sua filha, Victoria, um quarto montessoriano. Ela é uma ex professora e sempre dá ótimas dicas de atividades (além de ser uma delícia assistir a baby V).

Blog Cientista que virou mãe: um ótimo começo para quem quer entender sobre maternagem ativa e compreender melhor porque fazer essa opção.

Blog Eu Quero um Parto Normal: entenda mais sobre esse bicho de sete cabeças.

Blog Lar Montessori: (quase) tudo o que você precisa saber sobre o método Montessori.

Em breve volto para conversar sobre um desses assuntos um pouco mais a fundo (provavelmente sobre o polêmico quarto montessoriano 😉 ).

Beijos!

Quem quiser acompanhar o Olhando por aí é só seguir:  Fanpage ❤ Youtube ❤ BlogLovin’ ❤ Instagram ❤ Twitter ❤Skoob ❤ Goodreads

tayna

13 comentários em “Descobrindo a maternidade

  1. Olá Tayná!
    Descobri a algumas semanas atrás apenas que você será mãe! Parabéns *-*
    Acho que devem surgir várias dúvidas e também preocupações quanto à maneira de criar um filho, mas só sendo mãe para saber e descobrir como é! haha

    Beijos,
    Nika.
    Nk Cherry

    1. Pois é, são muitas dúvidas. Como educadora, não concordo com muitas coisas que vejo por aí e isso me move a tentar fazer diferente, mas descobrir qual é o MEU diferente é um desafio!

      Beijos!

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s