Semana do Livro Nacional – Dia do Escritor

sln-2014

Aproveitando que estamos em plena Semana do Livro Nacional e que hoje, 25 de Julho, é o Dia do Escritor, resolvi unir as duas coisas e contar para vocês quem são meus autores nacionais favoritos. Tem autores da nova e da velha geração. Mas chega de blábláblá, vamos conferir os meus eleitos (sem nenhuma ordem de preferência).

machado-de-assis3

MACHADO DE ASSIS

Nascido e criado no Rio de Janeiro, Machado de Assis é o maior nome da literatura brasileira e foi o primeiro autor nacional clássico que li e gostei. Tive uma relação quase que de amor e ódio com Dom Casmurro, o livro me foi apresentado cedo demais e como leitura obrigatória na escola (não acho essa uma prática saudável na construção de novos leitores, mas isso é assunto para outro post). Depois, já mais velha, decidi lê-lo novamente, por minha conta e amei ♥

paula

PAULA PIMENTA

De Belo Horizonte, Paula é um expoente da nova geração de escritores brasileiros. Com foco no público jovem (especialmente o feminino), Paula faz sucesso com suas séries Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série, além do mais novo projeto, um reconto da história das princesas que conhecemos. Comprei os livros da Paula de tanto ouvir boas recomendações e foi só começar que devorei a série inteira de uma vez.

biografia-de-monteiro-lobato

MONTEIRO LOBATO

Paulista, Monteiro foi um grande escritor e tradutor nacional. As histórias do sítio me acompanharam na infância e tenho muito orgulho de ter crescido ao lado de Pedrinho, Narizinho, Emília e toda a turma do sítio. Reinações de Narizinho, Viagem ao Céu e Caçadas de Pedrinho são só alguns dos muitos livros que Monteiro nos deixou.

Andre-vianco-e1367335359569-593x690

ANDRÉ VIANCO

Nascido em Osasco, Vianco começou a escrever colunas de humor para o rádio, mas logo escreveu seu primeiro livro. Hoje são quinze livros adultos, dois infantis e três HQ’s publicados. Rejeitado por diversas editoras, André acreditou em seu próprio trabalho e publicou seu livro Os Sete de forma independente. O livro vendeu tão bem que a Novo Século o contratou e desde então é só sucesso. André abriu as portas para diversos novos autores, criando um novo nicho no mercado de livros nacional: fantasia e terror para adultos. Sou suspeita para falar (tenho todos os livros do autor e quase todos autografados), mas a escrita do autor é envolvente e te faz querer mais. O tipo de livro que te leva madrugada a dentro.

38-Lygia-Bojunga-

LYGIA BOJUNGA

Gaúcha, Lygia escreveu para diversos públicos, mas fui conquistada por seus livros infantis. São livros incríveis e que me entreteram durante boa parte da infância e adolescência. Mesmo hoje, vez ou outra, os leio de novo. Tchau, A Bolsa Amarela e A Casa da Madrinha são algumas de suas obras que mais gosto e que indico sem nenhuma restrição de idade.

701_jo

JÔ SOARES

Filho de paraibano, nascido no Rio de Janeiro, Jô Sores é um ícone da televisão brasileira. Humorista, ator, diretor e apresentador, Jô também é um escritor talentoso e seus livros de investigação tem um toque de humor bem peculiar. O Xangô de Baker Street foi o primeiro que li e já me conquistou a ponto de comprar um box com os quatro romances.

Eu poderia citar diversos outros autores consagrados e de talento indiscutível em seus nichos de atuação, como Clarice Lispector, Antonio Prata, Mario Prata, Luis Fernando Veríssimo, Pedro Bandeira, Jorge Amado, Zélia Gatai, Ana Maria Machado, Rubem Alves, Ziraldo, Paulo Coelho, Drauzio Varella, Ariano Suassuna, José de Alencar, João Ubaldo Ribeiro, Carpinejar, Marina Carvalho e muitos outros. A literatura nacional cresce e se fortalece a cada dia e é incrível a variedade de opções de qualidade que temos. Por isso, quero agradecer a esses escritores, que tornam nossos dias mais completos com suas palavras. Feliz Dia do Escritor!

Quem quiser acompanhar o Olhando por aí é só seguir:  Fanpage ❤ Youtube ❤ BlogLovin’ ❤ Instagram ❤ Twitter ❤Skoob ❤ Goodreads

tayna

4 comentários em “Semana do Livro Nacional – Dia do Escritor

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s