Dia Mundial do Livro

il_fullxfull.264438692

Amigos de longa data, os livros sempre tiveram parte importante na minha história. Hoje, Dia Mundial do Livro, nada mais justo que homenageá-los, declarando o quanto eles significam na minha vida. A verdade é que sou leitora meio que por acaso (ou talvez seja culpa da minha avó). Meus pais nunca gostaram de ler. Meu pai nunca leu um livro na vida (sério) e minha minha mãe está tentando terminar o mesmo livro há mais de 25 anos (mais sério ainda) e ainda nem passou da página 100. Meus primeiros contatos com livros foram na escola, quando tive a oportunidade de ter acesso a biblioteca. Foi amor à primeira vista. Lembro de levar os livros para casa e ler até dormir.

Depois mudei de escola e lá pegar livros emprestados não era permitido, mas para minha felicidade, o local aonde eu fazia tratamento dentário tinha uma biblioteca infantil ao lado. Consegui convencer a minha mãe a me levar lá após cada consulta para pegar um novo livro. Nessa época, minhas consultas eram semanais, mas um livro não durava uma semana. Minha mãe acabou fazendo amizade com a bibliotecária que emprestava dois, três livros por vez, ao invés de um. E assim seguiu a vida, quando fui para o ginásio, a escola tinha uma bibliotecária que logo se tornou minha amiga, eu a ajudava no recreio e nos intervalos das aulas a reencadernar livros, organizar prateleiras, catalogar empréstimos. Assim surgiu uma tradição, naquele ano ela me levou pela primeira vez, com a escola, para a Bienal do Livro do Rio. Desde então, nunca mais perdi nenhuma.

 Quando eu disse que minha avó talvez tenha sido a culpada dessa paixão, não foi sem motivo. Minha mãe nunca me deu um livro. Não só porque não podia gastar muito, mas porque não via muita importância nisso. Já minha avó, leitora fiel de Agatha Christie, sempre gostou de me ver lendo e era minha principal financiadora de um vício que tenho desde essa época: quadrinhos da Turma da Mônica. Acho que cheguei a ganhar alguns do meu pai, mas minha avó era, sem dúvidas, a fonte principal dos meu quadrinhos. E conforme fui crescendo, comecei a pegar os livros dela para ler. Aliás, pensando melhor, minha avó também criou outro vício meu: palavras cruzadas!

Foi ainda no ginásio que eu comecei a ler Harry Potter e minha vida nunca mais foi a mesma. Depois de Harry Potter tudo o que eu queria fazer era ler, até chegar o ensino médio e eu ter 18 matérias por ano e acabar lendo muito menos que o meu normal. Mas minha alegria mesmo foi quando comecei a trabalhar e pude comprar meus próprios livros! Em 2008 comecei a montar minha biblioteca, primeiro com uma portinha em um rack de TV, depois com uma estante e agora duas. Aos poucos os livros vão se acumulando e, também circulando, já que eu gosto de emprestar (mas não pra qualquer um). Sonho um dia abrir uma biblioteca mesmo, pra quem quiser vir e ler. Quem sabe o futuro não me permite?

Quem quiser acompanhar o Olhando por aí é só seguir:  Fanpage ❤ Youtube ❤ BlogLovin’ ❤ Instagram ❤ Twitter ❤Skoob ❤ Goodreads

tayna

7 comentários em “Dia Mundial do Livro

  1. Já conhecia essa história, mas adorei lê-la de novo.
    O mais bacana é que você teria n motivos para não gostar de ler, n desculpas. Mas correu atrás dos livros, já que eles não vieram até você.
    Hoje você é nossa menina culta que lê cem livros por ano, hehe.
    Te amo!

  2. Parabéns por ser uma ótima leitora! realmente há uma coisa que os livros fazem como nenhuma outra coisa: nos permitir viajar pelos quatros cantos do mundo sem sair do lugar, permite ensaiar, conhecer um infinito de histórias. eu também simplesmente amo. beijos :*

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s