Meus 25 games de todos os tempos

gadadf

É sempre difícil ranquear algo que gostamos. Games especificamente falando, dão ainda mais trabalho pois fazem parte de nossas vidas desde sempre. Abaixo segue a lista dos 25 melhores games que já joguei.

25º – Tony Hawks pro Skater 2 – Neversoft/Activision 2000 – Dreamcast

Tony Hawks Pro Skater 2

Provavelmente o jogo que mais joguei em minha vida, passava horas a fio tentando quebrar meus próprios recordes no meu velho Dreamcast. A evolução deste episódio em relação ao primeiro foi grande: aumentaram o tamanho das arenas, o número de skatistas e a quantidade de movimentos disponíveis. A trilha sonora era um show à parte.

24º – Super Mario World – Nintendo 1990 – Super Nintendo

Super Mario World

Não preciso escrever nada sobre Super Mario. Provavelmente é o game mais famoso de todos os tempos. A adição do dinossaurinho Yoshi é o grande ponto em destaque dessa versão, dando diversividade ao gameplay e adicionando mais emoção as partidas.

23º – Batman – Arkham City – Rocksteady/Warnner Bros Games 2011 – PC

Batman Arkham City

Melhor jogo já feito de um super-herói. Dá continuidade ao excelente Arkham Asylum, só que em escala tremendamente superior. Jogo sem pontos negativos. Retrata com fidelidade ímpar o homem-morcego dos quadrinhos. A cidade de Gotham também apresenta sua contraparte virtual muito bem estruturada, fazendo com que o deslocamento entre os pontos mais longínquos seja bem divertido. Junto aos filmes da trilogia The Dark Knight, é o grande responsável por aumentar muito minha admiração pelo morcegão.

22º – Halo 4 – 343 Industries/Microsoft Studios 2012 – Xbox 360

Halo 4

Halo 4 dá origem a uma nova trilogia no universo de Master Chief, e faz isso acertando em cheio. Refina o já consagrado gameplay da série e  apresenta uma ótima narrativa com vilões novos, cheios de personalidade.  Pela primeira vez a série mostra alguma sensibilidade de seu protagonista, dando bastante destaque a relação dele com a IA Cotana, além de apresentar, sem sombra de dúvidas, o melhor visual do console da Microsoft.

21º – Bioshock – 2K Games 2007 – PC

Bioshock

Bioshock é uma amostra de como uma ideia genial deve ser executada. O título coloca o jogador em um ambiente nunca antes visitado, onde os personagens ficaram loucos ao tentar alcançar uma sociedade utópica. O game apresenta uma variedade única em sua mecânica graças à combinação de poderes com armas de fogo e visão em primeira pessoa. Destaque para a inteligência artificial muito bem programada e para presença marcante dos big dads.

20º – Gears of War – Epic Games 2006 – Xbox 360

Gears of War

Motivo mais que suficiente para ter um 360 em seus primeiros anos, Gears of War revolucionou o mercado com gráficos soberbos e sistema de proteção em parades, mecânica essa, que foi totalmente copiada por vindouros games do gênero. A ação frenética pontua um  enredo meio clichê, porém que nunca perde o fôlego, fazendo do título uma referência no mundo de games de ação.

19º – Mortal Kombat 3(Ultimate)/9 – Midway 1996/Netherealm 2011 – Mega Drive/Playstation 3

Mortal Kombat 9 - Ultimate

Aqui botei 2 jogos em um por julgar que o Mortal Kombat de 2011, nada mais é do que o clássico jogo totalmente repaginado. Logo, ambos são a mesma poça de sangue e tripas! Considero o game com a melhor  mecânica tratando-se de jogos de luta. O Shao-Kam é muito apelão!

18º – GTA – Vice City – Rockstar 2002 – Playstation 2

GTA Vice CIty

Andar por uma Miami fictícia e poder cometer qualquer barbaridade com uma camisa florida, não tem preço. Meu GTA preferido, até ano passado, mistura perfeitamente liberdade, ação e diversão.
Sua grande inovação foi a introdução de motos na franquia!

17º – Super Mario Kart – Nintendo 1992 – Super Nintendo

Super Mario Kart

Aqui diversão é a palavra! Mario Kart deve ter o melhor multiplayer em tela dividida da história. Além disso, o game é acessível e desafiador ao mesmo tempo. Horas de  corridas foram gastas no meu antigo Super Nintendo.

16º – Uncharted 2 – Among Thieves – Naughty Dog 2009 – Playstation 3

Uncharted 2

Este game mostrou ao mundo do que o Playstation 3 realmente era capaz. A fase do trem é uma das melhores dos últimos 5 anos. Excelente interpretação do elenco, aliada a gráficos surreais, fizeram com que Uncharted 2 reinventasse o gênero aventura/exploração. A linearidade é totalmente compensada com muitas relíquias escondidas e ação intensa.

15º – God of War – Santa Mônica studios/SCE 2005 – Playstation 2

God of War

Um dos maiores ícones recentes dos games, Kratos protagoniza uma das melhores franquias dos últimos 10 anos, e o primeiro game é o que se tem de melhor na série. A história do guerreiro espartano que vende sua alma ao deus da guerra surpreendeu a todos em seu lançamento pela violência e épicos embates contra chefes, marca da franquia.

14º – Sonic 2 – SEGA 1992 – Mega Drive

Sonic 2

Jogo que veio com meu primeiro videogame. Sonic marcou minha infância com sua velocidade muito superior a concorrência. A possibilidade de multiplayer não era muito explorada,  tendo em vista a altíssima velocidade com que as fases se desdobravam. Deixa saudades principalmente pela baixa qualidade de seus jogos contemporâneos.

13º – Donkey Kong Country 3 – RARE/Nintendo 1996 – Super Nintendo

Donkey Kong Country 3

Apesar da maior fama do bigodudo, para mim Donkey Kong é o legítimo representante Nintendo dos jogos de plataforma. Muito mais dinâmico e desafiador que o game de seu colega encanador, os macaquinhos eram muito cativantes e proporcionavam diversão sem limites. Dos 3 episódios originais, escolhi o terceiro pois foi o que mais joguei.

12º – Metal Gear Solid 4 – Guns of The Patriots – Kojima productions/Konami 2008 – Playstation 3

Metal Gear Solid 4

O que falar do desfecho de minha série favorita? Metal Gear 4 é uma homenagem aos games da franquia e também o primeiro grande jogo do playstation 3. A luta final entre Snake e seu arqui-inimigo, Liquid, é digna de cinema. Daivid Heyter entrega uma carga dramática sem precedentes em sua interpretação dando ainda mais qualidade as já famosas cutscenes presentes na série.

11º – Metal Gear Solid – Konami 1998 – Playstation

Metal Gear Solid

Nunca tive um Playstation e fiz questão de adquirir este game via PSN/Playstation 3. Não me arrependi! Apesar de defasado, Metal Gear Solid apresenta uma história muito intrincada e cheia de detalhes que me prederam na tela até a última batalha. A série é conhecida por ter alguns dos melhores chefes em games, e o capítulo original do PS One apresenta o melhor deles.

10º – GTA V – Rockstar 2013 – Playstation 3

RSGNYC_GTAV_FOB_X1A_2.3_NOESRB

Impossível não jogar GTA V e achar estupendo! Lapidou tudo de bom que a franquia construiu ao longo dos anos. Mapa enorme, gráficos de ponta, excelente enredo e mecânica expandida me fizeram gastar muito mais horas do que podia neste game.

09º – Shenmue – SEGA 2000 – Dreamcast

Shenmue

Nenhum game até hoje conseguiu chegar aos pés de shenmue no que diz respeito a interação com mundo aberto. As possibilidades eram imensas. Gráficos de ponta recheados com uma história
arrebatadora fazem deste jogo, único. Pena não ter sido continuado.

08º – Pokémon Red/Blue – Nintendo 1999 – Game Boy Color

Pokémon RedBlue

Este me fez perder noites em claro na ansiedade para tê-lo. Joguei sempre em emuladores por não ter um Game Boy. Tirando o hype causado pelo anime, Pokémon blue/red apresenta um mundo vasto, cheio de segredos. Ser o campeão da liga era o máximo na vida de um garoto de 11 anos.

07º – Red Dead Redemption – Rockstar 2010 – Playstation 3

Red Dead Redemption

Red Dead Redemption mostra com primor o velho oeste americano. Desde cowboys e carroças, a vegetação sertaneja e até a possibilidade de laçar quase tudo que se move. A trama começa misteriosa e vai se desenrolando com uma narrativa irretocável até terminar de maneira surpreendente. Considero um dos melhores, se não o melhor, final de um game da geração PS3/360.

06º – Metal Gear Solid 2 – Sons Of Liberty 2001 – Konami – Playstation 2

Metal Gear Solid 2

Vejo seu trailer de abertura no youtube sempre que possível. Melhor trilha sonora da série, história cheia de reviravoltas e gráficos matadores para época fazem deste episódio canônico o melhor game da primeira metade de vida do PS2. Destaco o fato de você só controlar o personagem principal no primeiro quarto de jogo. Para muitos motivo de crítica, eu achei genial.

05º – Half Life 2 – VALVE 2004 – PC

Half Life 2

Impressionante! Essa era a palavra que melhor definia Half Life 2 em seu lançamento. Sua simulação de física inovadora aliada a um gameplay dinâmico fazem deste jogo, para mim, o melhor experiência gamer em um PC.

04º – Skys Of Arcadia – Overworks/SEGA 2000 – Dreamcast

Skys of Arcadia

Melhor de todos os J-RPGs que tive o prazer de jogar. Sistema de batalhas simples com uma boa pitada de estratégia, além das excelentes batalhas navais/voadoras. Skys of Arcadia, em sua simplicidade, entrega ao jogador tudo que se espera de um RPG tradicional, e acerta em cheio ao apresentar um mundo denso com características diferentes para cada região.

03º – Metal Gear Solid 3 – Snake Eater – Kojima Productions/Konami 2004 – Playstation 2

Metal Gear Solid 3

Melhor capítulo de minha franquia preferida. A aventura de Big Boss catapulta todas as qualidades apresentadas até então. A introdução dos combates CQC deu variedade a mecânica do game trazendo mais estratégia ao gameplay. Apresenta, junto a Shadow of the Colossus, o melhor visual do PS2, além de uma interpretação fora de série de todo o elenco com destaque para Daivid Hayter.

02º – The Last of Us – Naughty Dog 2013 – Playstation 3

BoxBR_TLOUps3

Naughty Dog, atualmente, é o maior estúdio do mundo gamer. The Last of Us é visceral e emocionante. É a experiência eletrônica que mais se aproxima de um filme dramático, graças a soberba interpretação de seu elenco, principalmente de seus dois personagens principais. Dificilmente um jogo faz com você se preocupe ou se emocione com um personagem, e nisso The Last of Us brilha. Poderia ter uma mecânica um pouquinho mais diversificada, com mais puzzles e inimigos diferentes, porém, entrega ao jogador uma vivência única, raramente antes vista em um game.

01º – Shadow Of the Colossus – SCEJ 2004 – Playstation 2

Shadow of the colossus

Obra prima do estúdio japonês da Sony. Tirou leite de pedra de um hardware já bastante defasado. Mecânica totalmente inovadora, gráficos absurdos, história  surpreendente e uma trilha sonora matadora fazem com  que Shadow of the Colossus entre em primeiro lugar  de minha lista. Belo exemplo de como games podem ser  considerados obras de arte, e assim como The Last of Us, faz com que você se preocupe e emocione com outro personagem, só que neste caso, esse personagem é um cavalo.

Separados por console:
Dreamcast: 3
Game Boy Color: 1
Mega Drive: 2
PC: 3
Playstation: 1
Playstation 2: 5
Playstation 3: 5
Super Nintendo: 3
Xbox 360: 2

Mensões Honrosas:
Doom/Doom 3
Final Fantasy X
Soul Calibur
Sreet Fighter II
Resident Evil – Cod. Verônica
Resident Evil 4
F.E.A.R.

Quem quiser acompanhar o Olhando por aí é só seguir:  Fanpage ❤ Youtube ❤ BlogLovin’ ❤ Instagram ❤ Twitter ❤Skoob ❤ Goodreads

 

modelo

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s