Eu odeio o Carnaval

cinzasNão, eu não surtei de vez. Eu apenas odeio um período do ano, qual o problema? Tanta gente odeia o Natal ou o Dia dos Namorados… o que há de tão estranho assim em odiar o Carnaval? A verdade é que, é claro, eu não odeio o feriado (quem em sã consciência detestaria cinco dias de folga?). A questão é que eu detesto todo esse ritual que começa ainda na sexta, antes do feriado. As pessoas parecem ser obrigadas a curtir a baderna (sim, baderna) que se instala nas ruas e a achar tudo lindo. Em época de Carnaval tudo é permitido: fechar a principal via do Centro da cidade para abrigar gigantes carros alegóricos, fechar qualquer via para que multidões se juntem para se embebedar, beijar na boca, brigar e destruir coisas, sair na rua quase nu (ou só pintado).

São várias as razões que me fazem ter raiva dessa época. A primeira e principal delas é bem pessoal: eu detesto multidões e odeio calor. Quer coisa mais infernal que Monobloco para quem detesta calor e gente demais?

Cada um tem seu inferno. Esse é o meu.
Cada um tem seu inferno. Esse é o meu.

 O segundo motivo é que, nessa época, ficamos muito mais suscetíveis a sermos assaltados ou a nos metermos em alguma confusão, mesmo que não tenhamos feito nada. Levou pisão no pé? O melhor que você faz é pedir desculpas antes que alguém (provavelmente bêbado) ache que você tem alguma culpa no cartório e acabe te batendo. Esse mesmo bloco que eu coloquei a foto mais acima é recordista de assaltos aqui no Rio. Meus amigos que o frequentam sempre dizem que pra ir no Monobloco você não pode levar celular e a identidade deve ir com seu dinheiro dentro de suas peças íntimas. Gente… tudo bem que estamos sujeitos a sermos assaltados em qualquer lugar, mas pra quê ir a um lugar em que esse risco sobe tanto?

Outro ponto que me irrita bastante nessa época do ano é a hipocrisia que se instala nas pessoas. Dois milhões de pessoas na Presidente Vargas (avenida do Centro do Rio) para lutar contra o aumento das passagens, acontecem confrontos com a polícia (não estou discutindo os culpados, veja bem, isso assunto para outra conversa), alguns prejuízos em patrimônios públicos e privados. Qual foi o resultado disso? Demonização dos protestos pela mídia, manifestantes chamados de vândalos, entre outras coisas. Agora… pega qualquer carnaval do Rio nos últimos cinco anos e veja a quantidade de brigas, mortes, estupros, patrimônios depredados e etc. Você vai ver que a violência nessa época é surreal e, mesmo assim, tudo o que você vai ver na sua TV ou que seu colega no trabalho vai comentar vai ser o roubo da Beija-Flor, que ganhou de novo.

Existem muitas outras pequenas coisas que me fazem odiar o Carnaval, mas a última que vou citar aqui é a música. Música de Carnaval é um saco. Odeio ter que ouvir as mesmas músicas e sambas das escolas em qualquer lugar que eu vá (por isso acho interessante, mas mesmo assim ainda não me cativou completamente, a ideia de blocos com músicas alternativas). E o pior, entra ano e sai ano algumas músicas sempre voltam a tocar nessa época. Ou vai dizer que no Carnaval do ano passado você não ouviu nenhuma vez “sou praiero, sou guerreiro, to solteiro, quero mais o quê”? Pois eu ouvi diversas vezes essa e outras músicas que fizeram sucesso quando eu tinha, sei lá, uns doze anos.

Por isso: não, obrigada. Nada de Carnaval pra mim. Prefiro o conforto do meu lar e o aconchego dos meus livros.

Quem quiser acompanhar o Olhando por aí é só seguir:  Fanpage ❤ Youtube ❤ BlogLovin’ ❤ Instagram ❤ Twitter ❤Skoob ❤ Goodreads

tayna

11 comentários em “Eu odeio o Carnaval

  1. Com certeza é irritante… Além de toda chatice, confusão, desrespeito social (porque a Carnaval, como muitas coisas no Brasil, nos é enfiado pela goela abaixo) ainda coloca a imagem da mulher (mesmo que ela fale que gosta, que o problema é dela etc) como um objeto pronto pra ser usado (como acontece com essas meninas de escola de samba que acabam se prostituindo por conta disso e como a mulherada que sai nos Blocos de Rua já sabendo e CONCORDANDO que serão beijadas, agarradas por qualquer marmanjo animadinho.. e ainda acham que é normal e que, nesse período, tudo é permitido até a usarem pra diversão). Só que infelizmente a galera acaba generalizando e acha que todas nós concordamos com isso.. E outra coisa; vc acha que isso vai acabar? Sabe por que tudo isso de ruim que acontece, como vc bem relatou à cima, não vai parar? Porque o “nosso Governo” (não importa qual) gosta! Já viu a grana que rola à solta nesse período, principalmente de estrangeiros? Vc é esperta e sabe que Escolas de Samba tá igual o Futebol…Tudo virou uma Máfia!

    Pois é, este momento é uma grande chance pra curtirmos nossos Livros e nossos Filmes e tbm nossa Família!

    Beijão Tayná!

  2. também não suporto carnaval pelos mesmos motivos. mas infelizmente na minha cidade não tem pra onde correr :/
    tudo vira a maior bagunça e nem dentro de casa eu tenho sossego direito. enfim… o jeito é arrumar um lugarzinho afastado e se perder nos livros.
    e sobre as músicas repetidas: “paz, carnaval, futebol, não mata, não engorda e não faz mal!” já está martelando na minha cabeça pelo terceiro ano consecutivo ¬¬

  3. Nossa sempre odiei carnaval, até gostava de ver escolas de samba desfilar quando era criança, mas hoje puts… e eu sou baiana, moro pertinho da capital e aqui é um inferno, engarrafamento dobrado, a musica irritante ( sim baiana que não curti axé ) e a folga é ótima claro, mas nem dá para ir aos shoppings pq vc fica preso no trânsito. Apoio vc totalmente querida, um beijão.

  4. Eu também não sou muito fã dessa época, e concordo com tudo que você disse. Contudo, faço questão de sair pelo menos uma vez no carnaval para ir no “Galo da madrugada”. se tornou um ritual anual para mim a alguns anos, e apesar da baderna, calor, roubos, pisões e tudo o mais que uma multidão proporciona eu me divirto muito!!

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s