Resenha: Jogos Vorazes #1- Jogos Vorazes – Suzanne Collins

DSC05229

Sinopse:

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Impressões e citações: 

Este é o primeiro livro da trilogia da norte-americana Suzanne Collins, Jogos Vorazes. Sobre a capa, todos os livros da trilogia trazem um Tordo nela, pássaro que se torna símbolo da protagonista, Katniss. Em cada capa, o Tordo é visto de uma forma diferente em função da evolução da história e consequentemente do significado que cada imagem do pássaro traz em relação ao livro. Adorei isso! Uma sequência perfeita de desenhos emblemáticos que tem por traz o mistério de cada trama, e é claro, sem rostos dos atores do filme, por enquanto…

Suzanne Collins nasceu nos Estados Unidos. Ela começou sua carreira escrevendo para programas infantis no canal Nickelodeon. Seus livros repetiram o sucesso dos roteiros. Além da trilogia Jogos Vorazes, a autora tem uma outra sequência de livros publicada no Brasil, As Crônicas do Subterrâneo.

DSC05213

Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Que os jogos vorazes comecem!

O livro conta a história da nova nação chamada Panem, que surgiu após a destruição da América do Norte e é formada por treze Distritos e a Capital. Bom, eram treze… Durante os “Dias Escuros”, os Distritos se rebelaram contra a imposição da Capital e essa revolução começou no Distrito 13, que foi aniquilado por ela. Após a concretização da superioridade da Capital sob os demais Distritos, iniciou-se a realização anual dos Jogos Vorazes, uma forma de lembrar a todos que ninguém é capaz de tirar o poder da vitoriosa cidade.

Para que os Jogos aconteçam, cada Distrito deve selecionar um menino e uma menina entre doze e dezoito anos que vão ser enviados a uma arena e lutar até a morte diante de toda a Panem, já que os jogos são filmados e expostos ao vivo em cada Distrito.  Todos que têm essa idade, devem se apresentar e irão ter seus nomes colocados em uma urna de sorteio para a colheita dos tributos. É muito difícil alguém ser sorteado em sua primeira colheita. Mas eu disse difícil, não impossível…

DSC05221

Meu pai cantava, todos os pássaros na área caiam no silêncio e escutavam. Sua voz era tão bonita, alta e clara e tão cheia de vida que fazia você querer rir e chorar ao mesmo tempo.

Katniss, sempre coloca seu nome mais de uma vez e nunca foi sorteada. Sua irmã mais nova, Prim, não teve a mesma sorte e em seu primeiro ano de Jogos ela é sorteada. Katniss sempre foi super protetora e desde que seu pai morreu, assumiu a responsabilidade de cuidar de Prim e de sua mãe, sustentando-as no que for preciso, e isso significa se arriscar no meio da floresta a fim de conseguir o alimento de todos os dias. Não deu outra! Katniss não podia aceitar sua irmã ser jogada naquela terrível arena, e se voluntariou no lugar de Prim.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Katniss, o que é excepcional, já que te faz viver com ela os detalhes dos conflitos de uma adolescente que se tornou adulta devido as circunstâncias. Ela é uma personagem corajosa, sem muita perspectiva de vida, não só devido a sua ida aos Jogos mas pelo fato da Capital não proporcionar aos Distritos muitas oportunidades e uma coisa básica para se manter viva: comida. Muito tímida, fechada, sincera, “curta e grossa”, séria mas com um pouco de humor negro, ela é uma pessoa sem muitos amigos, a não ser por Gale. Gale é o seu companheiro de caça, a única pessoa a qual ela consegue ser ela mesma e até ter um pouco de contato físico, coisas raras.

Bem, é melhor você aprender rápido. Você tem tanto charme quanto uma lesma morta.

Peeta, foi o tributo masculino selecionado na colheita e vai acompanhar Katniss nos Jogos. Eles nunca se falaram, a única vez em que tiveram contato foi quando Peeta, em um ato de compaixão, doou pães a sua família. Ele é um cara que tem um coração tão bom, mas tão bom, que dá até pena dele no começo, quando Katniss ainda o trata com uma indiferença inacreditável. Ele é legal, sincero, maduro, persuasivo e com certeza um cara que sabe usar as palavras certas na hora certa.

Pego sua mão, segurando com firmeza, preparando-me para as câmeras e abominando o momento que finalmente terei de soltá-la.

DSC05226

É inevitável a aproximação deles, ainda mais depois da estratégia que o tutor Haymitch deu aos dois nos jogos e isso faz Katniss ficar até um pouco confusa entre o que ela sente por Gale e por Peeta, até então, somente amizade… Mas eu já confesso que sou fã de Peeta, kkkk… Ignore isso. Romance não é o foco da trilogia, considero a saga uma ficção de aventura emocionante, com um romance bem superficial, mas que se torna fundamental à trama. É um livro bem detalhista e que não me cansou em nenhum momento, pelo contrário, amei! Me apaixonei por Jogos Vorazes, ele me fez ler e sentir a intensidade de cada cena enquanto eu estava lendo. Tornou-se um dos meus preferidos… Suzzane Collins conseguiu trazer uma história tocante em meio a um assunto tão turbulento e um tanto violento, mas não exageradamente explícito, que são os Jogos. Me emocionei em algumas partes do livro, torci, tive raiva e amei os mesmos personagens. É fantástico! Leria de novo, sem pensar duas vezes…  Ah, e “Que a sorte esteja sempre a seu favor”.

Fonte da sinopse: Skoob 

Fonte de informações originais do livro: Saraiva 

Nota: 

Jogos Vorazes – Suzanne Collins

JOGOS-VORAZESTítulo Nacional: Jogos Vorazes
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas: 397 páginas
Editora: Rocco Jovens Leitores
Tradutor: Alexandre D’Elia
Título Original: The Hunger Games
Ano de Lançamento: 2008
Número de Páginas: 384 páginas
Editora: Scholastic

Quem quiser acompanhar o Olhando por aí é só seguir:  Fanpage ❤ Youtube ❤ BlogLovin’ ❤ Instagram ❤ Twitter ❤Skoob ❤ Goodreads

asslais

8 comentários em “Resenha: Jogos Vorazes #1- Jogos Vorazes – Suzanne Collins

  1. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s