Resenha: Percy Jackson & Os Olimpianos #1 – O Ladrão de Raios – Rick Riordan

IMG_7630

Sinopse:

Percy Jackson está para ser expulso do colégio interno… de novo. É a sexta vez que isso acontece. Aos doze anos, esta é apenas uma das ameaças que pairam sobre esse garoto, além dos efeitos do transtorno do déficit de atenção, da dislexia… e das criaturas fantásticas e deuses do Monte Olimpo, que, ultimamente, parecem estar saindo dos livros de mitologia grega do colégio para a realidade. E , ao que tudo indica, estão aborrecidos com ele.
Vários acidentes e revelações inexplicáveis afastam Percy de Nova York, sua cidade, e o lançam em um campo de treinamento muito especial, onde é orientado para enfrentar uma missão que envolve humanos diferentes – metade deuses, metade homens – além de seres mitológicos. O raio-mestre de Zeus fora roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo.
Com a ajuda de novos amigos – um sátiro e uma filha de uma deusa – Percy tem dez dias para reaver o instrumento de Zeus, que representa a destruição original, e restabelecer a paz no Olimpo. Para conseguir isso, precisará fazer mais que capturar um ladrão. Terá de encarar o pai que o abandonou, resolver um enigma proposto pelo Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Impressões e Citações:

IMG_7621

O primeiro livro da saga do herói Percy Jackson. O livros nos introduz ao mundo da trama, que mistura Mitologia Grega (♥) e os EUA de hoje. Na trama deste primeiro livro, vamos junto com Percy tentar desvendar quem roubou o raio mestre de Zeus – o artefato mais poderoso do mundo e o símbolo de poder do senhor dos ceús.

Percy tem sua vida virada de cabeça para baixo ao descobrir que é um semideus – meio humano, meio deus grego – e que vários monstros estão em seu encalço. O nosso herói é mandado para um acampamento, onde conhece outros como ele, para ser treinado para combater os monstros que perseguem a todos os semideuses. Quem o leva até o acampamento é seu melhor amigo da escola, Grover, que ele descobre ser um sátiro – meio humano, meio bode –  que estava na escola de Percy para ter certeza de que ele era mesmo um semideus. No acampamento, Percy conhece Annabeth Chase, filha de Atena, que vai encarar muitas aventuras ao seu lado.

IMG_7617

Monstros não morrem, Percy. Eles podem ser mortos. Mas não morrem.

A narrativa do livro é ótima, você consegue ler com facilidade e é interessante ler uma história com tantos elementos mitológicos presentes. Porém, me incomodou bastante ver a quantidade de semelhanças com Harry Potter. Mesmo a estrutura do livro lembra a da história do bruxinho: sempre começando em um mesmo período do ano, num local “normal”, indo para o mundo mágico e terminando no mundo “mortal” novamente.

Mesmo o grupo de amigos de Percy me faz lembrar Harry Potter: ele mesmo, Annabeth e Grover. Notaram a semelhança numérica? Enfim, isso não prejudica a leitura, mas acho que tira um pouco o crédito do autor, ele não criou nada de tão diferente assim.

IMG_7618

Será? Qual é a coisa mais comum que os deuses faziam nas velhas histórias? Eles andavam por aí se apaixonando por seres humanos e tendo filhos com eles. Você pensa que eles mudaram os hábitos nos últimos poucos milênios?

Outra coisa que me chateou bastante foi a péssima qualidade do box. Tenho várias caixas de séries e até mesmo uma de pocket book e nenhuma delas é tão ruim quanto essa. Os livros estão super bonitos, com boa qualidade mesmo, mas o box é tão fino que já veio desmontando, uma pena.

Dei quatro estrelas porque a história é, de fato, muito boa e muito bem construída, só perdeu a última estrela porque acho que a estrutura poderia ser mais original.

Nota: 

Percy Jackson & Os Olimpianos #1 – O Ladrão de Raios – Rick Riordan

o-ladrao-de-raiosTítulo Nacional: O Ladrão de Raios
Ano de Lançamento: 2009
Número de Páginas: 388 páginas
Editora: Intrínseca
Tradutor: Ricardo Gouveia

Título Original: The lightning thief
Ano de Lançamento: 2006
Número de Páginas: 377 páginas
Editora: Disney Hyperion Books

Quem quiser acompanhar o Olhando por aí é só seguir:  Fanpage ❤ Youtube ❤ BlogLovin’ ❤ Instagram ❤ Twitter ❤Skoob ❤ Goodreads

tayna

3 comentários em “Resenha: Percy Jackson & Os Olimpianos #1 – O Ladrão de Raios – Rick Riordan

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s