Resenha: Robert Langdon #4 – Inferno – Dan Brown

IMG_7608

Sinopse:

Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em “O Código Da Vinci”, “Anjos e Demônios” e “O Símbolo Perdido” e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Impressões e Citações:

Já li todos os livros do Dan Brown e, apesar de ter gostado mais de uns que de outros, posso dizer com segurança que não há nenhum que eu tenha achado ruim. A escrita do autor é sempre envolvente e o mistério nos leva a devorar os livros com uma voracidade impressionante. Normalmente baseados em fatos históricos e com um grande quantidade de referências às grandes obras e construções da humanidade, me impressiona a quantidade de pesquisa que os livros do autor envolvem.

IMG_7610

– Robert, de um ponto de vista puramente científico, com base apenas na lógica e sem qualquer emoção, posso lhe afirmar sem sombra de dúvida que, a menos que haja alguma mudança drástica, o fim da nossa raça está chegando. E depressa. O mundo não vai acabar com fogo, enxofre, apocalipse ou na guerra nuclear… vai acabar com um colapso absoluto em decorrência da quantidade de pessoas no planeta. A matemática é indiscutível.

Neste livro, o historiador e simbologista mais aventureiro de Harvard acorda em um hospital em Florença, sem a memória de como foi parar ali. Como consequência da amnésia, Robert começa a ter pesadelos com rios de sangue e com uma mulher que diz a todo o tempo “busca e encontrarás”. Ao lado da médica linda, inteligente e misteriosa Sienna Brooks, Robert passa o livro fugindo de assassinos que estão na sua cola e ele nem ao menos sabe o motivo.

IMG_7612

A única pista que ele possui para desvendar o mistério e saber o motivo dos pesadelos, da amnésia, de ter ido parar na Itália e de estar sendo perseguido é um pequeno projetor que exibe a tela de Botticelli Mappa dell’Inferno, que ele logo nota que foi alterado.

botticelli_la_mappa_dell_inferno-450
Botticelli, Mappa dell’Inferno

Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.

Langdon vai recebendo pequenas pistas e, junto com ele, tentamos adivinhar o que está acontecendo. A história do livro gira em torno do crescimento populacional exagerado, que temos acompanhado ao longo dos anos e do livro O Inferno, de Dante Alighieri. Misturar realidade e ficção é uma fórmula já conhecida de seus outros livros, que deixa o leitor com aquela pontinha de dúvida: até que ponto vai a verdade e onde começa a ficcção?

Antes mesmo de ler, eu já imaginei que fosse gostar. Saber que o livro usaria a obra de Dante como pano de fundo, me animou ainda mais a comprá-lo e lê-lo. Comprei o livro na pré-venda e devorei em dois dias. Não é o meu favorito do autor, mas tampouco me decepcionou. A narrativa é corrida, os capítulos curtos e as informações dadas em parte. Tudo isso aguça a curiosidade e nos faz querer saber o final logo.

IMG_7609

A impressão da Arqueiro ficou bem legal: folhas amareladas, capa com detalhes em tinta doura, partes da capa tem brilho. Bem caprichada mesmo. Já emprestei o meu exemplar algumas vezes e ele continua bonito. Por aí já dá pra ver que a impressão é de qualidade.

Nota: 

Inferno – Dan Brown

113096580SZTítulo Nacional: Inferno
Ano de Lançamento: 2013
Número de Páginas: 448 páginas
Editora: Arqueiro
Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu

Título Original: Inferno
Ano de Lançamento: 2013
Número de Páginas: 462 páginas
Editora: Dobleday

Quem quiser acompanhar o Olhando por aí é só seguir:  Fanpage ❤ Youtube ❤ BlogLovin’ ❤ Instagram ❤ Twitter ❤Skoob ❤ Goodreads

tayna

4 comentários sobre “Resenha: Robert Langdon #4 – Inferno – Dan Brown

  1. Oi adorei sua resenha…já tive a oportunidade de ler este livro e amei…mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    http://www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    • Letícia, então… Depende do tipo de livros que você gosta. A narrativa do autor é envolvente, mas tem muitas pessoas que não gostam, assim como tem as que amam. Eu gosto dos temas e da forma dele de escrever. Se eu tivesse que te dar um conselho, eu diria para você ler um: se você gostar de um, provavelmente gostará de todos, mas se não curtir O Código (que é o que você tem), provavelmente não vale muito insistir.

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s